28 a 30 de setembro de 2015 ____ CENTRO DE CONVENÇÕES DA UNICAMP E FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UNICAMP
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
O evento acontecerá de 28 a 30 de setembro de 2014 no Salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp.
30 de setembro
9h-12h: Apresentações de trabalhos acadêmicos e artísticos
14h-16h: Mesa redonda
Convidados:
Convidado Internacional : a confirmar
e dois pesquisadores do Programa de Pós-Graduação da Unicamp
Coordenação: Wenceslao Machado de Oliveira Junior (FE/Unicamp)
17h-18h30: Conferência de Encerramento
Convidado Internacional : a confirmar
Mediadora: Susana Oliveira Dias (MDCC-Labjor-IEL/Unicamp)
Ressonâncias entre danças e imagens
Convidados:
Ana Clara Amaral (Pesquisadora Colaboradora do LUME/Unicamp) –
Después- Gerado a partir da observação e incorporação de algumas imagens da fotógrafa norte-americana Diane Arbus através da articulação entre o procedimento de Mimese corpórea do LUME Teatro e o Processo dos Vetores da Técnica Klauss Vianna; a concepção dramatúrgica estabeleceu-se na imaginação do corpo que dança junto a essas imagens. Como no trabalho de Arbus, temas como a distorção da imagem social do corpo, a atenção aos momentos “antes e depois” da pose, a temática das festas e bailes de carnaval ajudam a compor o cenário solitário de uma casa, onde uma mulher busca, a partir de sua realidade nua, criar devaneios para suportar a pós euforia da ¨quarta-feira de cinzas¨, nas sensações e variações de estados corporais que acompanham os momentos "após" a festa. A memória e a imaginação tornam-se então as companhias que criam e recriam a casa, o corpo e sua própria vida.
A ambientação estética, assim como a concepção do movimento dançado buscam explorar a beleza das diferenças; das composições extra-ordinárias que habitam realidades insólitas e paradoxais. Improváveis poéticas e encantamentos que residem não só na imagem, mas na maneira como as observamos, o tempo de dedicação e apreensão de suas particularidades.
Acompanhada então do universo imagético de Arbus, percebo-me dançando junto a todos que compuseram a obra comigo: o diretor Eduardo Brasil, a diretora de arte Anna Kühl, o músico-compositor Silas de Oliveira, a produtora Naiane Beck e a fotógrafa Giovana Pelatti.
Porque gosto de pessoas, em suas belíssimas diferenças.
Nunca dançarei sozinha.
Vinicius Demarchi Silva Terra (UNIFESP) - 100 lugares para dançar
Projeto de intervenção urbana composto por 200 mini vídeodanças produzidos entre 2011 e 2013 nas cidades de Santos, São Paulo e Rio de Janeiro, disponível no sítio na internet 100lugaresparadancar.org e também aqui apresentado como videoinstalação. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Artes Cênicas de Rua, 100 lugares para dançar é dirigido por Vinícius Terra e Marina Guzzo, ambos integrantes do Laboratório de Corpo e Arte da UNIFESP.
Concebida pelas ideias de cartografia e listas, tratarei da performance e da cidade como acontecimentos, que aqui emergem das conexões entre múltiplos olhares - fotógrafos, públicos, performers, espectadores, bichos e coisas.